Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Sofri acidente do trabalho. O que devo fazer? Quais meus direitos?

Nosso escritório recebe diariamente diversas consultas sobre o tema acidente do trabalho, tanto de empresas como de empregados, assim resolvemos fazer esse texto respondendo as principais dúvidas:

Estabilidade no emprego

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa). É possível também, que a convenção coletiva que é aplicável a cada empresa preveja um prazo maior do que 12 meses, mas o mínimo é 12 meses.

Elaboração do CAT

A empresa, assim que ocorre o acidente do trabalho, tem obrigação de emitir o CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), que conterá as características do acidente, dados da empresa e dados do empregado. Esse documento é muito importante, pois com ele o empregado conseguirá, perante o INSS, receber o benefício de auxílio doença acidentário (código 91). Caso a empresa não forneça o CAT, outros locais podem preencher e emitir esse documento, como por exemplo, o Ministério do Trabalho.

Benefício de auxílio doença acidentário

O empregado que sofre acidente deve ligar no número 135 (INSS) e agendar perícia para recebimento do benefício e, no dia marcado, deve comparecer levando os documentos e laudos médicos para obter o benefício. Caso o INSS negue a concessão, deverá procurar um advogado especialista em acidente do trabalho ou advogado especialista em INSS - previdenciário para que este ingresse com a ação e obtenha o benefício.

Ação acidentária

Além do benefício acima, que o trabalhador receberá somente no período em que não puder trabalhar, existe um outro benefício que o trabalhador pode requerer, que é o auxilio acidente. O trabalhador que sofreu acidente do qual RESULTOU SEQUELA, poderá ingressar com essa ação e, receberá até se aposentar, o importe equivalente a até 50% do valor do benefício. Para tanto, deve procurar advogado especialista em ação acidentária em em acidente do trabalho.

Ação contra a empresa

O trabalhador que sofre acidente também pode ingressar com ação contra a empresa onde sofreu o acidente, e a empresa poderá ser condenada a pagar indenização por danos morais, indenização por danos estéticos e até mesmo pensão mensal vitalícia ao trabalhador, para tanto, deve procurar advogado trabalhista, advogado especialista em danos morais trabalhistas.

Acesse no site: http://www.clbm.com.br/

Elaborado por: Fernando Merlini. Advogado trabalhista em Diadema, especialista em direito do trabalho, em indenizações por danos morais e em acidentes do trabalho. Sócio da CLBM Sociedade de Advogados.

  • Sobre o autor12233
  • Publicações11
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4744
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sofri-acidente-do-trabalho-o-que-devo-fazer-quais-meus-direitos/253049129

Informações relacionadas

Direitos do trabalhador nos acidentes de trabalho

Edgar Yuji Ieiri, Advogado
Artigoshá 7 anos

Sofri um acidente de trabalho. Quais são os meus direitos ?

Amariole Tais Marmet, Advogado
Modeloshá 9 anos

Inicial Trabalhista - Acidente de Trabalho - Perda funcional de mão

Marcelo Trigueiros, Advogado
Artigoshá 3 anos

Acidente de trajeto em 2021: quais são os direitos do empregado acidentado?

Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
Modeloshá 5 anos

Modelo de Inicial - Acidente de Trabalho

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

- Muito bom, meus parabéns!!! continuar lendo