Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Benefício do INSS cancelado ou suspenso durante greve dos peritos, isso é ilegal

É muito comum as pessoas se desesperarem ao perceberem que seu benefício previdenciário foi cancelado pelo INSS, isso porque, na grande maioria das vezes, os peritos vem concedendo alta previdenciária à pessoas que, nitidamente, não tem a menor condição de voltar ao trabalho.

Nesse momento, cria-se o que temos chamado no meio jurídico de "limbo jurídico", quando o trabalhador não é aceito pelo INSS, que diz que o mesmo encontra-se apto ao trabalho e nem é aceito pela empresa, que atesta que o mesmo não está apto a retornar e, no meio disso tudo, está o trabalhador, que não tem condições mínimas de trabalho e nem condições financeiras mínimas para prover o seu sustento.

Nesse momento, o que fazer?

A resposta é simples, se a pessoa não estiver apta ao trabalho deve imediatamente ingressar com ação de restabelecimento de benefício previdenciário e, com isso, obter determinação da justiça para que o INSS volte a pagar os benefícios e que pague os benefícios atrasados, dos meses em que ilegalmente havia sido suspenso.

Por outro lado, caso o segurado se considere apto a voltar ao trabalho, deve ingressar com reclamação trabalhista requerendo a reintegração ao trabalho, com a condenação da empresa ao pagamento dos salários e demais verbas desde a alta previdenciária e, se for o caso, danos morais.


Caso tenham mais dúvidas, posso ajudá-lo: (11) 4044-6838 - Whatsapp (11) 9.9347-7518 -fmerlini@clbm.com.br ou diretamente em nosso escritório.

Autor: Dr. Fernando Merlini. Advogado Especialista em Direito do Trabalho em Diadema, Região do ABC, São Paulo, SP. Sócio da CLBM Sociedade de Advogados.

  • Sobre o autor12233
  • Publicações11
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações240
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/beneficio-do-inss-cancelado-ou-suspenso-durante-greve-dos-peritos-isso-e-ilegal/252902679

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)