Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Empregado embriagado. Posso dispensar?

A CLT, em seu texto original (que ainda continua em vigor), prevê a possibilidade de dispensa do empregado, por justa causa, quando ocorre embriaguez habitual ou em serviço. Observamos, portanto que, se a embriaguez for em serviço, com um único ato de estar embriagado é possível que se faça a dispensa por justa causa, porém, mesmo fora de serviço, se a embriaguez foi habitual, também poderia dar margem à dispensa por justa causa, mas, obviamente, desde que essa embriaguez constante prejudique o trabalho do obreiro, pois caso contrário, trata-se de ato de sua vida privada.

Pois bem, o texto da CLT ainda é o que expusemos acima, contudo, recentemente, os tribunais têm tratado a questão do alcoolismo como doença e, sendo assim, têm entendido que não seria o caso de dispensa por justa causa e sim de encaminhamento a tratamento médico.

Em diversos casos que nós acompanhamos, os juízes anularam a justa causa aplicada pela empresa com base nesse argumento.

Assim sendo, quando a empresa se deparar com uma situação como esta, recomendamos que se tome alguns cuidados, visando a redução do risco de se ter uma ação trabalhista ajuizada contra si:

1º Que se converse com o trabalhador para que se apure se a embriaguez do mesmo é constante ou se é eventual e, se este fato confirmado que o trabalhador é alcóolatra ou se o empregador ficar em dúvida, o ideal é encaminhá-lo ao médico para que, com o laudo, se proceda ao afastamento perante o INSS, caso confirmada a doença;

2º Caso se apure que o trabalhador não é alcóolatra ou, mesmo sendo alcóolatra, caso se recuse ao tratamento, neste caso, a dispensa por justa causa pode ser realizada. Recomendamos que esses casos sejam acompanhados por advogado, que adotará todas as medidas visando minimizar os riscos da empresa.

Texto elaborado por: Dr. Fernando Merlini. Advogado Especializado em Direito Trabalhista. Militante na Comarca de Diadema, Grande ABC Paulista, São Paulo

  • Sobre o autor12233
  • Publicações11
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações167
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-embriagado-posso-dispensar/252901967

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)